quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Homily of Fr. Tony Philpot

No dia 12 de novembro de mil e novecentos e noventa e um, as forças militares do governo abriram fogo num cemitério de Dili, o cemitério de Santa Cruz, e dois mil timorenses perderam a vida. Vinte anos depois, este acontecimento permanece vívido na lembrança dos testemunhas, dos sobreviventes, e daqueles que naquele dia perderam parentes e amigos queridos.

Esta assembleia eucarística tem como motivo a lembrança na presença de Deus daquelas pessoas. Nós sabemos que a melhor forma de lembrança é a oração. Pois oremos pela alma de cada um das vítimas. Com Deus não há tempo. Com Deus o massacre de Santa Cruz é como se fosse hoje, ou ontem. Cada um das vítimas tive de responder de la sua vida no julgamento. Nós rezamos para que este julgamento seja misericordioso, e que estes entes queridos desfrutem da morte salvadora de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Com efeito no mês de novembro, em toda a parte da Igreja Católica, a gente lembra-se dos entes queridos que faleceram. O mesmo nome desta igreja aqui indica a devoção que temos para as almas em purgatório, All Souls. Esta lembrança, entre os católicos, tem carácter práctico. Além de lembrar, nós como crentes oferecemos as nossas orações em favor deles, para chegarem mais rápido ao ceu, à casa do pai. Dizemos “Que descansem em paz” mas a realdade da presença de Deus é muito mais que simplesmente a paz: é a alegria sem fim na contemplação do seu rosto. Eis o nosso desejo em favor dos mortos.

O ventesimo século foi um século de guerras. Pode-se dizer que todos os séculos são séculos de guerras, mas o século passado foi um período de violência sem igual, num nivel colossal. As duas guerras mundiais custaram vinte, até trinta milhões de vidas. Além disso, temos de considerar uma quantidade de guerras de pequenos paises buscando a libertade, a independência. Guerras longas e amargas. O dia 11 de novembro, aqui em Grã-Bretanha, é o dia de lembrança daqueles que morreram na guerra. As papoulas são sinal disso. A primeira guerra mundial acabou exactamente à decima-primeira hora do decimo-primeiro dia do decimo-primeiro mês ... o onze de novembro de mil e novecentos e dez e oito. Mas, neste fim de semana de novembro, temos no coração especialmente os timorenses que deram a vida na luta para ganhar a independência ao fim do século passado. A lembrança deles permanece, connosco com mágoa, com lágrimas. Muitos deles eram novos. É provável que noutras circunstancias teriam vivido uma longa vida; talvez como membros da nossa comunidade emigrante. O nosso abraço fraterno assume a forma duma oração. Senhor, dai-lhes um lugar na casa do Pai; que descansem em paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário